quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cimeiras da Treta





Todos os anos, os chefes de estado dos maiores países do mundo ( e às vezes também o José Sócrates e o Durão Barroso ) organizam mega reuniões para debater as grandes questões que preocupam a humanidade. Neste últimos dias estão a acontecer duas, Cimeira de Copenhaga sobre o clima e a Cimeira da FAO sobre a fome.
Apesar da pertinência e preocupação que os temas merecem, os resultados destes mediáticos encontros são sempre os mesmos.
Primeiro fazem-se os diagnósticos e aí todos estão de acordo. Os cenários são catastróficos e preocupantes e por isso exigem medidas urgentes.
Depois quando vamos a ver que decisões se tomaram para resolver os problemas, ouvimos falar em compromissos para pensarem em se comprometerem a tomar decisões no próximo encontro (provavelmente daqui a 4 anos). Ou seja não vão fazer nada e fica tudo na mesma.
Parece que estes temas não são suficientemente importantes para que os líderes mundiais deixem de lados os interesses financeiros e pensem primeiro no planeta e nas pessoas.
Enquanto isso delegam nos cidadãos comuns o esforço e a tarefa de resolver estas questões.
Deixo aqui alguns exemplos de ideias e organizações de ajuda humanitária que muitas vezes fazem o que os governos podiam e deviam fazer.
Charity Water
Free Poverty
Kiva
Stand Againt Poverty

Um comentário:

  1. Deixo mais uma opção para contribuirem na época de Natal, e garanto-vos que funciona mesmo:

    http://www.presentessolidarios.pt/

    É bem melhor que comprar "presentes da treta".

    ResponderExcluir