segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Berlim

Fez a semana passada 20 anos da queda do muro de Berlim, o marco mais significativo da guerra fria. É uma data a recordar. Este acontecimento mudou completamente a face do mundo. Tudo mudou desde então, para melhor dizem uns, para pior dirão outros. Creio haver algumas semelhanças (dadas as respectivas proporções), com o 25 de Abril de 1974 português. Também este acontecimento, para alguns, deixa alguma nostalgia em relação ao tempos anteriores. Especialmente quando as coisas não correm bem com esta nossa democracia ou com este nosso capitalismo. Felizmente há homens como Mikhail Gorbatchov e Lech Walesa, verdadeiros obreiros da abertura dos países comunistas ao resto do mundo.
Alguma música para comemorar o acontecimento. Berlim, além das bolas com creme, fazem-me lembrar dois grupos: Einsturzende Neubauten e U2. Os primeiros porque cantam em alemão e de quem gostei particularmente há alguns anos, quando ouvia alguma música mais negra.





Já os segundos, tẽm uma ligação especial a Berlim, onde iniciaram a gravação do seu albúm "Achtung Baby" no ano seguinte à queda do muro. Para mim o melhor dos albúns de U2 da era moderna (pós "The Unforgetable Fire").




Para terminar em grande, o filme de Wim Wenders, "As Asas do Desejo" e a música de Nick Cave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário